Chegou até aqui atrás de informações sobre próstata aumentada? Quer saber quais são os sintomas? Então, veio ao lugar certo, confira nesse artigo quais são os sintomas da próstata aumentada.
Muito comum, principalmente, em homens com mais de 50 anos, a próstata aumentada podendo gerar alguns sintomas que podem até se confundir com outros problemas. Por isso, resolvemos mostrar aqui quais são os principais sintomas da próstata aumentada. Confira.
Sintomas da próstata aumentada
Como dito acima, alguns sintomas de próstata aumentada são bem parecidos com outros problemas na próstata. Confira abaixo quais os mais característicos:
- Vontade frequente de urinar, mesmo à noite
- Sentir dor ao ejacular ou urinar
- Jato de urina muito fraco
- Impotência ou certa dificuldade em manter uma ereção
- Vontade repentina de urinar
- Muita dificuldade para começar a urinar
- Sensação bexiga ainda cheia, mesmo após ter urinado
- Gotas de urina na cueca
- Presença de sangue no sêmen
- Sentir dor na região dos testículos ou próxima ao ânus
Lembrando que esses sintomas costumam surgir após os 50 anos e em quase todos os casos de próstata aumentada, já que a próstata inflamada pressiona a uretra, o canal por onde passa a urina, dificultando a sua passagem.
Como esses sintomas também podem indicar outros problemas na próstata, é fundamental consultar o médico, um urologista, para realizar outros exames, e confirmar o diagnóstico.
Veja também: Para evitar que apareça doenças na próstata é recomendado que você faça prevenção, e um ótimo produto natural para prevenir doenças de próstata é o cura prost, além dele prevenir, ele ainda é capaz de curar várias doenças relacionadas a próstata.
Confirmando o diagnóstico
A confirmação só é possível após consulta ao urologista, onde serão avaliados os sintomas e realizado o exame de toque retal.
Lembrando que o exame de toque retal é muito importante, e fundamental já que permite ao médico avaliar se existe aumento da próstata, ou se há a presença de nódulos, entre outras alterações que possam haver.
Também pode ser pedido um exame de PSA, e no caso do médico identificar alterações anormais durante o toque retal ou no exame de PSA, ele pode, então, ainda requisitar uma biópsia da próstata, para avaliar a possibilidade do aumento ser um sinal de câncer de próstata.
Como é feito o toque retal
Infelizmente, o toque retal, apesar de ser um exame fundamental e decisivo, ainda é cercado de tabu.
Vale saber que o toque retal, como o próprio nome sugere, é realizado através da inserção do dedo indicador, devidamente protegido por uma luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente, para que possa sentir o orifício e o estado do ânus, assim como, a mucosa do reto e da parte final do intestino,as vezes também a região posterior da próstata.
Geralmente, esse exame é realizado na posição deitada do lado esquerdo, a mais confortável para o paciente, ou ainda, em alguns casos, na posição geno-peitoral, com os joelhos e o tórax apoiados na maca, ou na posição ginecológica.
Quando o objetivo do exame é avaliar a próstata, o médico avalia, através do toque, o tamanho, densidade e formato da próstata, além de verificar a presença de nódulos e outras anormalidades neste órgão.
Lembrando que apesar do toque retal ser fundamental, muitas vezes são pedidos outros exames e o diagnóstico final só é possível após a realização de uma biópsia.